Auditoria Interna divulga o Relatório Anual de Atividades de 2022 (RAINT 2022)

Postado em 31/mar/2023

Conforme dispõe a Instrução Normativa CGU nº 05/2021, a Auditoria Interna (Audin) apresentou, em 31 de março de 2023, à Controladoria Geral da União (CGU), o Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT), contendo as informações sobre a execução do Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT) do exercício 2022  e a análise dos resultados decorrentes dos trabalhos de auditoria na UFV.

Com o retorno total das atividades presenciais na UFV em abril de 2022, a Audin retomou o desenvolvimento dos serviços de avaliação, adotando a partir de então um processo completo de auditoria baseado em riscos, adequando-se às melhores práticas da atividade de auditoria interna.

Dos serviços de auditoria programados para 2022, 9 (nove) foram iniciados no próprio exercício, um recorde de abertura de processos desta natureza, sendo que 6 (seis) destes foram totalmente concluídos em 2022 e os outros 3 (três) encontram-se em execução, com previsão de término em 2023. O serviço iniciado em 2020 sobre gestão de riscos foi finalizado até a etapa 2, restando o fechamento do relatório final. Além disso, tivemos o cancelamento de 1 (um) trabalho e a reprogramação de outro, para 2023.

O Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ) apresentou resultados consistentes com suas diretrizes, demonstrando significativos avanços na gestão da qualidade de nossos processos de trabalho.

Por meio do PGMQ, foi possível: (i) aperfeiçoar o planejamento, revisão e supervisão dos serviços de auditoria e dos processos de monitoramento desenvolvidos no período, (ii) consolidar os mecanismos de avaliações e feedback dos auditores, gestores e partes interessadas, e (iii) evidenciar os primeiros indicadores de desempenho previstos no Plano de Negócios da Auditoria Interna 2022-2025.

Em 2022, ocorreu a aprovação, pelo Consu, da Política de Elaboração, Armazenamento e Acesso aos Papéis de Trabalho da Audin, representando um importante marco na atividade de auditoria da UFV.

Em termos de agregação de valor para a gestão da UFV, a Audin apresentou dados relativos aos benefícios decorrentes de sua atuação, tanto sob o aspecto financeiro, com economia de cerca de R$ 440 mil, quanto ao aspecto não financeiro, resultados de recomendações de perfil estruturante, nas áreas de correição, sistemas de transporte e avaliação de servidores em estágio probatório.

Para acessar o relatório na íntegra clique aqui